Os diferentes tipos de açúcar!
Hoje em dia é muito comum as pessoas terem dúvidas sobre quais tipos de açúcar utilizarem e quais os mais adequados.
Abaixo mostraremos quais os tipos e suas utilizações.
- Açúcar refinado: o mais comum e o mais fácil de ser encontrado em supermercados. É obtido a partir do refinamento da cana de açúcar e contem aditivos químicos o que leva a perda das vitaminas e minerais. Devido aos grãos finos é facilmente dissolvido em bebidas e demais formas que será utilizado.
- Açúcar cristal: seu processo exige menos etapas do que o refinado, por isso ele é em formato de cristais maiores e consequentemente é menos solúvel e usado em maiores quantidades. O que exige mais atenção em seu uso, uma vez que os açúcares são indicados a ser consumidos em apenas 10% da dieta.
- Açúcar mascavo: esse açúcar não passa pelo processo de branqueamento iguais os demais, por isso sua cor escura, o que dispensa os aditivos químicos.
Ele é tão calórico quanto os demais, porém tem qualidade nutricional maior.
- Açúcar orgânico: é refinado a partir da cana de açúcar sem fertilizantes químicos, toda sua produção, desde o plantio da cana até sua etapa final, é totalmente sustentável. Ele apresenta maior quantidade de nutrientes em relação ao refinado, porém menos que o mascavo.
- Açúcar light: composto de sacarose e adoçantes, é recomendado para pessoas que tem dificuldade de se adaptar aos adoçantes artificiais. Mesmo assim, é calórico e pode adoçar até cinco vezes mais que os normais. É contraindicado a pessoas que tem diabetes.
- Açúcar de coco: é produzido a partir das palmas de coco, de cor escura, totalmente natural e também mais nutritivo. Seu índice glicêmico é menor que o açúcar.
- Xarope de ágave: é retirado de uma espécie de cacto, é parecido com o mel, fonte de frutose. No processo de produção, há perdas de certos nutrientes porém adoça mais que o açúcar comum.